top of page
Buscar

Museu Penitenciário Traz exposição Interna

  • Foto do escritor: Adriano Mendes
    Adriano Mendes
  • 23 de abr. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de abr. de 2019

O museu Penitenciário da Capital Paulista

Traz exposição interna, capaz de nos fazer intender uma vida encarcerada.

Poucas pessoas conhecem o museu penitenciário paulista que fica na Zona Norte de São Paulo. O museu tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a história penitenciária e a pena. A sua função social possibilita um enfoque temático de uma vida encarcerada. As formas de comunicação entre detentos é um ponto que nos faz refletir sobre a cultura prisional.

A exposição interna nos mostrar os desenhos em forma de tatuagens nos corpos dos detentos, diferentemente das tatuagens que a sociedade coloca em seus corpos como algo para embelezar, a tatuagem carcerária ela é feita para marcar. E são os próprios detentos quem faz suas próprias tatuagens, como uma forma de ser diferenciar da sociedade. cada tatuagens contam uma história, mostra quem ele é, o crime que praticou, comemora façanhas criminosas e mostram a hierarquias na prisão, chefes e subordinados, quem deve ser respeitado e quem deve ser desprezado, como também uma forma de punição e até mesmo uma forma de amor aos seus familiares. O museu também mostra uma galeria de pinturas desenvolvidas por presos na penitenciaria do estado que mostra a diversidade de ações artísticas.

A exposição relata através de artigos religiosas as crenças que vão até a estes detentos visitá-los. Alguns detentos até usam seus artigos religiosos que faz parte de seu imaginário simbólico e sua religiosidade.

ree
Foto de uma caneta pistola tatuadora construída pelos detentos

 
 
 

Comentarios


©2020 by Edição Jornalística.Wix.com

bottom of page