top of page
Buscar

A História da Literatura Brasileira

  • Foto do escritor: Adriano Mendes
    Adriano Mendes
  • 29 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

A literatura brasileira conta com mais de quinhentos anos de história. Diante disso, a carta de Pero Vaz de Caminha é considerada o primeiro texto literário brasileiro, ganhando assim um grande reconhecimento devido à sua riqueza de detalhes sobre a descoberta de novas terras.


ree
foto / Adriano


As primeiras manifestações da literatura brasileira foram marcadas pelo modelo literário português, e assim por diversas vezes podemos observar vários pontos em comum entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa, confirmada anos depois quando outros escritores como José de Anchieta, Gregório de Matos, José de Alencar, Machado de Assis, Mario de Andrades, Clarice Lispector, Carlos Drummond, Graciliano Ramos entre outros, manifestaram sua opinião mostrando a realidade por meios das suas obras literárias como um registro dos problemas vividos pela a sociedade. Mas por motivos didáticos a literatura brasileira foi dividida por escolas literárias, facilitando o entendimento de nossa cultura literária.

* Quinhentismo, Ocorre no (século XVI) Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização.

* Barroco (século XVII) Essa época foi marcada pela oposição e conflitos espirituais. Tendo uma grande influência na literatura.

* Arcadismo (século XVIII) O século XVIII é marcado ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influencia na produção das obras da época.

* Romantismo (século XIX) Este período é marcado pela modernização que ocorre no Brasil, com a chegada da Família Real portuguesa em 1808, e a independência do Brasil em 1822. Dois fatos históricos que influenciaram na literatura da época.

* Realismo- Naturalismo (segundo metade do século XIX) Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entra em declínio, junto com suas ideias, os escritores e poetas realista começaram a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humanos.

* Parnasianismo (Final do século XIX e início do século XX) O parnasianismo buscou os temas clássico, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológico e descrições detalhada.

* Simbolismo (fim do século XIX) esta fase literária inicia-se se com a publicação de Missal e Broquéis de João da cruz e Souza, os poetas simbolistas usavam uma linguagem obstada e sugestiva, enchendo as obras misticismo e religiosidade.

* Pré-Modernismo (1902 até 1922) este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de Arte Moderna.

* Modernismo (1922 a 1930) este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são nacionalismo, temas do cotidiano, linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e texto diretos.

* Neo – Realismo (1930 a 1945) fase na literatura brasileira na qual os escritores retomaram as suas críticas e as denúncias social do Brasil.

 
 
 

Comments


©2020 by Edição Jornalística.Wix.com

bottom of page